Fisco
e contribuinte estão caminhando na contramão.
Enquanto
um espera receber arquivos com qualidade, outro espera entregar a obrigação no
prazo regulamentar.
No
que tange às obrigações acessórias, o contribuinte e o fisco possuem interesses
diferentes.
Falta de saneamento
de dados
Os
responsáveis pela entrega dos arquivos contemplados pelo SPED, no afã de
cumprir o prazo de transmissão não avalia o conteúdo e qualidade das
informações, pois o foco é de ficar livre de multas. Haja vista que não
entregar a obrigação acessória é assumir o pagamento de multas.
Esta
atitude é simplesmente de sobrevivência, pois muitos que enviaram arquivo para
o ambiente SPED apenas para cumprir o prazo, sabem que terão de correr contra o
tempo para sanear os dados e substituir o arquivo transmitido e para isto, mais
uma vez, terão de cumprir prazos.
O
arquivo da EFD-Contribuições das empresas do Lucro Real referente ao mês de
janeiro de 2012, deverá ser transmitido ainda hoje, dia 14 de março/2012, data
em que se encerra o prazo limite de entrega, sob pena de ter de pagar multa de
R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês (art. 10 da IN 1.252/2012).
Retificação
Para
retificar os arquivos da EFD-Contribuições, será necessário observar os prazos
definidos na Instrução Normativa 1.252 deste ano.
O
arquivo retificador da EFD-Contribuições poderá ser transmitido até o último
dia útil do ano-calendário seguinte a que se refere a escrituração substituída
(art. 11 da IN 1.252/2012)
Passivo de obrigações
Na
prática, ao entregar arquivos com conteúdos fiscais para posteriormente
retificar, é assumir o compromisso de cumprir rigorosamente com o saneamento
das informações e retificá-las e transmiti-las ao ambiente SPED no prazo pré-estabelecido
em Lei.
Prazos e alterações
Em
razão dos prazos e das constantes alterações nas normas e leiautes, está cada
mês mais difícil de o contribuinte atender todas as exigências fiscais,
principalmente quando se trata de obrigações acessórias contempladas pela
plataforma SPED.
Programas auxiliam no
saneamento das informações
Em
razão do volume de informações, da complexidade de elaboração dos arquivos e
também do curto prazo de entrega das obrigações acessórias, é necessário que a
empresa obrigada a apresentar estes arquivos invista em ferramenta que a
auxilie no saneamento e correção das informações.
No
mercado já existem diversas empresas que oferecem ótimas soluções tecnológicas
que analisam os dados e arquivos e também auxilia na correção.
Para
evitar problemas, antes de contratar certifique-se que a ferramenta atenderá às
necessidades da sua empresa.
Texto de Jô Nascimento
As cópias são
permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!