terça-feira, 13 de março de 2012

NF-e – mudanças no sistema geraram reclamações e pedidos de alteração



No viés contrário ao que se imaginava, o fisco alterou o sistema e impediu a importação dos dados da NF-e.

Desde a sua implantação, empresários contábeis sempre tiveram uma expectativa de facilitar a rotina de inserção de dados nos Livros Registro de Entradas e Saídas de mercadorias. Ou seja, de substituir a digitação dos dados pelo aproveitamento da informação da NF-e através da importação dos arquivos do documento eletrônico.

Até hoje, no que diz respeito à NF-e de compra, não foi disponibilizado o arquivo na integra para importação. Com isto muitos profissionais usavam a chave de acesso e código de barras do documento eletrônico para alimentar o sistema através da importação.

Mas com a última atualização, muitos profissionais foram surpreendidos com a impossibilidade de importar os dados direto do programa que armazena a NF-e.

Exemplo:
Recentemente foi veiculada através da TV, uma reportagem sobre empresários contábeis que haviam reduzido o tempo e mão de obra para inserir no programa os dados da NF-e através do uso de pistola que importava para o sistema os dados. Mas com a última alteração no armazenamento dos dados da NF-e o procedimento de importação do arquivo do documento eletrônico ficou prejudicado.

Neste momento onde atender às exigências do fisco é simplesmente uma questão de sobrevivência, a impossibilidade de importar os dados pode resultar em problemas sérios nas empresas contábeis no que tange ao atendimento de prazos de entrega das obrigações acessórias.

É uma realidade, a contabilidade da micro, pequena e média empresa está nas mãos de empresários contábeis, e estes tem recebido uma grande carga de trabalho sem muitas vezes ter condições de repassar o custo ao cliente. Toda esta correria que os profissionais estão enfrentando, é para atender as exigências de controles estabelecidas pelo fisco.

Mais uma vez atendendo ao pleito dos profissionais da contabilidade, a FENACON na condição de entidade representativa do segmento, enviou ontem, dia 12 de março/2012, ofício a Receita Federal solicitando alterações para reestabelecer a importação dos dados da NF-e e aproveitou para propor reunião com os técnicos da Secretaria da Receita Federal para discutir uma forma mais adequada e simplificada de importação do da arquivo da NF-e.

A seguir Comunicado publicado pela FENACON e também integra do ofício.

Texto de Jô Nascimento.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.



Comunicado
A Fenacon enviou ofício à Receita Federal do Brasil, ontem, segunda-feira (12), solicitando alterações no formato das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

Há poucos dias, foi realizada uma atualização no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, no que diz respeito à consulta de Notas Fiscais Eletrônicas. Os dados das notas fiscais, que antes eram exibidos em formato texto, agora  passaram  a  ser exibidos em formato de imagem.

As empresas de serviços contábeis faziam diretamente a importação desses dados para seus respectivos sistemas, porém, com a dinâmica atual do site, passou a ser impossível a importação dos dados.

Na condição de entidade representativa do segmento empresarial contábil brasileiro, a Fenacon além de solicitar a mudança desse novo sistema para o anterior, propõe reunião com os técnicos da Secretaria da Receita Federal para discutir uma forma mais adequada e simplificada de importação de NF-e emitidas.

Fonte: Sistema Fenacon
Leia na íntegra o ofício.



 OP.25 /2012                                                       Brasília, 12 de março 2012.

Ilustríssimo Senhor
Carlos Alberto Barreto Freitas
Secretário da Receita Federal do Brasil

Assunto: Nota Fiscal Eletrônica

Senhor Secretário,

No dia 07/03/2012 foi realizada uma atualização no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, no que diz respeito à consulta de Notas Fiscais Eletrônicas.
Os dados de notas fiscais, que antes eram exibidos em  formato  texto,  agora  passaram  a  ser exibidos em formato de imagem. Visualmente para quem consulta a NF-e não há diferenças, porém para as empresas de serviços contábeis que faziam a importação desses dados, passou a ser impossível a leitura dos mesmos, impossibilitando assim a importação dos dados por este meio. Esta modificação está afetando sobremaneira os trabalhos das empresas de serviços contábeis.
A FENACON, na condição de entidade representativa do segmento empresarial contábil brasileiro, vem por meio deste, solicitar a Vossa Senhoria o que segue:
a)     Retorno ao modelo anterior de consulta às NF-e emitidas;
b)    Agendamento de reunião com técnicos da Secretaria da Receita Federal, de forma a discutirmos forma mais adequada e simplificada de importação dos dados das NF-e emitidas.



Colocando-nos à disposição de Vossa Senhoria para quaisquer esclarecimentos adicionais julgados necessários, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,



Valdir Pietrobon
Presidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!