sexta-feira, 16 de março de 2012

SPED admite profissionais para analisar e corrigir arquivos


No último dia 14 deste mês venceu o prazo-limite para entregar o arquivo da EFD-Contribuições, referente janeiro de 2012 das empresas do Lucro Real.

O SESCON SP, entidade que representa a classe contábil recebeu durante o dia 14 muitas reclamações de erro e lentidão no sistema que recepciona os arquivos, e pleiteou junto à Receita Federal prorrogação do prazo. Atendendo ao pedido, a Receita Federal autorizou as empresas que não conseguiram transmitir o arquivo dia 14 de março/2012, a enviar hoje, dia 16 de março até as 23h59min59s, livre qualquer multa.

Superado o desafio de transmitir o arquivo, começa a correr outro prazo, o da correção.

Isto porque muitas empresas e profissionais não conseguiram inserir no arquivo todos os dados exigidos e tão pouco analisou o conteúdo.

Prazo para retificação
Embora o prazo legal para retificar os arquivos da EFD-Contribuições referente 2012 encerre-se apenas no último dia útil de 2013 (artigo 11 da IN 1.252/2012), é necessário correr contra o tempo, pois o fisco poderá não aguardar o prazo final para notificar a empresa a prestar esclarecimentos de divergências. Como em qualquer outra obrigação acessória, para evitar problemas, é necessário “sintonia” nas informações prestadas na EFD-Contribuições, DACON, DCTF, DIPJ, e também nas Notas Fiscais e Conhecimentos de Transporte, ambos eletrônicos.

É necessário atentar-se, pois todos os arquivos transmitidos para posterior correção vai gerar um retrabalho e vai dispender mão de obra.

Quanto mais passar o tempo “mais se complica”, visto que para não assumir de pronto, multas, é necessário manter a entrega do arquivo EFD-Contribuições em dia.

Diante deste cenário de muita correria, contratação de mão de obra, adaptação e aumento dos custos, alguém tem de pagar esta conta. Quando este trabalho é realizado por empresa de contabilidade é necessário dialogar com o cliente para fixação de cobrança para elaboração e entrega dos arquivos contemplados pela plataforma SPED, e mais do que nunca o arquivo da EFD-Contribuições não poderia ficar de fora.

Para atingir o estágio de transmissão do arquivo EFD-Contribuições (como outros) muitos desafios foram superados: estudo da legislação, contratação de programa, equipe e treinamentos. Ninguém consegue apertar simplesmente um botão, e pronto, entrega-se a obrigação acessória EFD-Contribuições. O processo é demorado, complexo, exige muita responsabilidade e gera custos, portanto, este deve ser repassado ao cliente da empresa de contabilidade.

Texto de Jô Nascimento.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!