terça-feira, 20 de março de 2012

Burocracia: vilã do cotidiano brasileiro ou oportunidade de crescimento?

Neste cenário, para superar a tão famosa burocracia brasileira, todos os personagens (empresário-contribuinte, contador e profissional de TI) estão seguindo na mesma direção, o da atualização constante.


O governo com frequência estabelece novos controles para acompanhar as operações realizadas pelos contribuintes, o que resulta em nova obrigação acessória.
O contribuinte tenta muitas vezes sobreviver em meio às adversidades do mercado, mas diariamente tem de investir em pessoas e sistemas para atender às exigências fiscais.
O empresário contador mais do que nunca acumula diversas funções, por esta razão este profissional atualizado nunca deixou "o banco da escola", pois diariamente tem de manter-se atualizado frente às novas regras tributárias.
O empresário que desenvolve sistemas para atender as exigências do fisco (federal, estadual e municipal) também tem um enorme desafio diário, de atender todos os seus clientes em meio às diversas regras, particularidades e prazos. O seu desafio diário é de tentar adaptar o sistema para atender as novas exigências do fisco e ainda dentro do prazo fixado em lei, de tal forma que os usuários tenham tempo de operacionalizar.
O profissional que se envereda por este caminho, também não pode se dar ao luxo de "colocar na parede" um diploma seja de técnico contábil, superior em contabilidade, ou superior em sistema da informação. Para manter-se e crescer neste mercado precisa assim como do alimento para sobreviver, se atualizar diariamente.
Neste cenário, para superar a tão famosa burocracia brasileira, todos os personagens estão seguindo na mesma direção, o da atualização constante.
Diante desse "sistema", parece que às vezes vai "dar um nó", pois um depende de outro.
Mais do que nunca estamos vivendo momentos em que estes profissionais são responsáveis por alimentar uma "máquina faminta" por arrecadar cada vez mais tributos.
Além de conviver com o "fantasma" da alta carga tributária, os contribuintes brasileiros vivem em maio a insegurança e cada vez mais surge dúvidas, acerca da destinação correta dos recursos fruto da arrecadação dos tributos. Pois temos diariamente assistido escândalos que envolvem desvio de dinheiro público. E se ainda não bastasse, os contribuintes também sustentam uma folha de salários muito alta do funcionalismo público.
Quando o governo anuncia a criação ou aumento de algum tributo, com a justificativa de que será destinado à saúde, educação ou segurança, o sentimento de descrédito toma conta da população brasileira.
E é neste contexto que o Brasil cresce principalmente no que tange a arrecadação, graças à dedicação dos profissionais das áreas contábeis e de TI, que movidos pela coragem, não se rendem e diariamente desafiam a burocracia com muito estudo e trabalho.
Para manter tudo em funcionamento, é preciso profissionais como estes que não desistem em meio às adversidades do segmento e da burocracia.
Para continuarmos crescendo, é preciso existir pessoas para consumir produtos e serviços, mas para isto é necessário profissionais para produzir.
Em meio a tanta burocracia, assim como temos de garantir "o pão de cada dia à nossa mesa", diariamente temos de renovar e multiplicar o fenômeno da coragem e superação.
Estes profissionais são exemplos de que temos de fazer o que gostamos, pois manter-se no mercado já é um grande desafio e crescer, é muito mais.
A boa notícia, é que em razão de muitos desistirem em meio às dificuldades, quem persistir com coragem e dedicação terá uma grande oportunidade de crescer.
Neste momento estamos passando por um grande filtro e quem ficar e enfrentar a temida burocracia sairá mais fortalecido.
Com confiança, dedicação, muito estudo e trabalho, podemos sim desmistificar esta tão temida burocracia brasileira. E é neste contexto que os empresários poderão se manifestar através das suas entidades de classe. Não abram mão da sua voz, a união faz e sempre fez a força. Vamos dizer não a burocracia, que muitas vezes impede o crescimento do país.
A arrecadação de tributos depende diariamente do empenho dos contribuintes e destes profissionais que não medem esforços para atender ao fisco.
Matéria publicada no endereço eletrônico: www.administradores.com.br
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/burocracia-vila-do-cotidiano-brasileiro-ou-oportunidade-de-crescimento/62275/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!