quarta-feira, 7 de março de 2012

DAS 2012 - problemas no código de barras gera pedido de prorrogação do vencimento


O Comitê Gestor do Simples divulgou ontem, dia 06 de março/2012, nota explicativa sobre problemas com o Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS.

O problema identificado está no código de barras do DAS gerado até às 20h do dia 5 de março/2012.

O Comitê Gestor informou em nota que será necessário gerar outro DAS para substituir todos que foram emitidos até às 20h do dia 5 de março/2012.

Reclamações, retrabalho e desgaste
Já havia reclamação dos responsáveis por gerar este documento, haja vista a imposição do fisco. Pois o prazo para gerar o DAS referente janeiro/2012 e enviar ao cliente se resume em menos de cinco dias úteis.

Se não bastasse a correria, ainda haverá retrabalho? Curiosidade: quem é que vai pagar esta conta? Considerando que a maior parte deste trabalho é realizado por escritórios de contabilidade, sem contar o desgaste junto ao cliente.


Prorrogação do vencimento
Com todos estes problemas, o que se espera é que o fisco prorrogue o vencimento do DAS referente ao período de  janeiro para 20 de março/2012 e fevereiro para 30 de março/2012.

Este é o pleito da FENACON, que já havia em 16 de fevereiro deste ano protocolado pedido junto às autoridades competentes, porém, até o presente momento ainda não foi apreciado.

Novo Ofício
De acordo com o OF.P.021/ 2012 enviado ontem dia 6 de março/2012, pela FENACON ao Secretário da Receita Federal e ao Presidente do Comitê Gestor do Simples Nacional:
“O atendimento ao pedido de prorrogação do vencimento do DAS referente ao mês de janeiro e fevereiro de 2012, atenderá aos anseios dos contribuintes, que são representados pelas empresas contábeis, responsáveis pela emissão do DAS”.


Para consultar o texto completo, segue link:
http://4mail.com.br/Artigo/ViewFenacon/013122000000000

Texto de Jô Nascimento.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

A seguir texto do Comitê Gestor do Simples Nacional extraído do link:

Problemas nos códigos de barra dos DAS gerados em 05/03/2012


Foi identificado um problema nos códigos de barras dos DAS gerados no PGDAS-D até as 20h do dia 05/03/2012. Esse problema pode impedir o pagamento do DAS nos bancos.

Os contribuintes que geraram o DAS até as 20h do dia 05/03/2012 devem gerar um novo DAS.

Para gerar novo DAS, deve ser selecionada a opção DAS/Gerar DAS e, em seguida, deve ser informado o período de opção.
Não é necessário realizar uma nova apuração.


SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL (SE/CGSN)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!