quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SPED – Revoluciona setor de ensino



Com o advento da criação do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, os Livros em papel estão sendo substituídos pela escrituração digital.

Diante dessa mudança de cultura, as instituições de ensino tem uma missão, adequar o programa do curso, sob pena de formar profissionais que ficarão de fora do mercado de trabalho.

As empresas privadas, empresas de serviços contábeis e empresas de Tecnologia da Informação admitem em todo território nacional.

O processo seletivo tem como objetivo central, selecionar profissionais para trabalhar com arquivos e documentos do SPED.

Há muito anos o setor de serviços sofre com o apagão da mão de obra. Porém, dois segmentos foram atingidos diretamente com a falta de mão de obra qualificada, o contábil/fiscal e de TI.

“As fábricas de profissionais”, as instituições de ensino, apresentam produção baixa. Não conseguem formar profissionais na mesma velocidade das exigências do fisco, desta forma falta mão de obra para atender a demanda.

Para atender às exigências e prazos estabelecidos pelo fisco, os prestadores de serviços tentam driblar esta deficiência para sobreviver e crescer em meio ao apagão da mão de obra.

Diante do quadro, o mercado de trabalho necessita em curto prazo de um sistema que ofereça cursos para preparar mais profissionais para atender a demanda.

Para isto, as instituições de ensino que oferecem cursos de Ciências Contábeis e Técnico Contábil precisam disponibilizar cursos extracurriculares sobre os arquivos contemplados pelo SPED, de forma que prepare o aluno para o mercado de trabalho.

Os alunos que pretendem trabalhar no setor contábil e fiscal devem se atualizar para se inserir em um mercado carente de mão de obra qualificada e atualizada.

A mesma regra vale para os alunos de TI, que pretendem prestar serviços para atender os arquivos do SPED, exigidos pelo fisco.

Alternativas para preparar profissionais para atender o mercado:
As instituições de ensino podem oferecer cursos extracurriculares, palestras, workshops, etc. Ou seja, eventos para debater o assunto.
Um formato que tem sido muito utilizado é o curso à distância (EAD).

Vale ressaltar, que para atuar neste mercado, é condição, conhecer o Sistema Público de Escrituração Digital, considerando que os Livros e os Documentos Fiscais em papel estão com os dias contados.

Texto elaborado por Jô Nascimento.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!