Com
o advento da criação do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro
de 2007, os
Livros em papel estão sendo substituídos pela escrituração digital.
Diante
dessa mudança de cultura, as instituições de ensino tem uma missão, adequar o
programa do curso, sob pena de formar profissionais que ficarão de fora do
mercado de trabalho.
As
empresas privadas, empresas de serviços contábeis e empresas de Tecnologia da
Informação admitem em todo território nacional.
O
processo seletivo tem como objetivo central, selecionar profissionais para
trabalhar com arquivos e documentos do SPED.
Há
muito anos o setor de serviços sofre com o apagão da mão de obra. Porém, dois
segmentos foram atingidos diretamente com a falta de mão de obra qualificada, o
contábil/fiscal e de TI.
“As
fábricas de profissionais”, as instituições de ensino, apresentam produção
baixa. Não conseguem formar profissionais na mesma velocidade das exigências do
fisco, desta forma falta mão de obra para atender a demanda.
Para
atender às exigências e prazos estabelecidos pelo fisco, os prestadores de
serviços tentam driblar esta deficiência para sobreviver e crescer em meio ao
apagão da mão de obra.
Diante
do quadro, o mercado de trabalho necessita em curto prazo de um sistema que
ofereça cursos para preparar mais profissionais para atender a demanda.
Para
isto, as instituições de ensino que oferecem cursos de Ciências Contábeis e Técnico
Contábil precisam disponibilizar cursos extracurriculares sobre os arquivos
contemplados pelo SPED, de forma que prepare o aluno para o mercado de
trabalho.
Os
alunos que pretendem trabalhar no setor contábil e fiscal devem se atualizar
para se inserir em um mercado carente de mão de obra qualificada e atualizada.
A
mesma regra vale para os alunos de TI, que pretendem prestar serviços para
atender os arquivos do SPED, exigidos pelo fisco.
Alternativas
para preparar profissionais para atender o mercado:
As
instituições de ensino podem oferecer cursos extracurriculares, palestras,
workshops, etc. Ou seja, eventos para debater o assunto.
Um
formato que tem sido muito utilizado é o curso à distância (EAD).
Vale
ressaltar, que para atuar neste mercado, é condição, conhecer o Sistema Público
de Escrituração Digital, considerando que os Livros e os Documentos Fiscais em
papel estão com os dias contados.
Texto
elaborado por Jô Nascimento.
As
cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!