quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SPED – Movimenta mercado de negócios


Desde o lançamento do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital o mundo dos negócios mudou.

“Instituído pelo Decreto nº. 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.”
Texto extraído do site: http://www1.receita.fazenda.gov.br/

Para atender as regras impostas pelo fisco, profissionais e empresários estão investindo na mão de obra e ferramentas.

O SPED está ditando as regras no mercado de trabalho. Não se sabe o quanto, mas este sistema tem gerado grandes negócios.

O que se vê em todos os Estados brasileiros são profissionais de TI, contabilidade e consultoria se unindo e criando novas ferramentas para atender as regras estabelecidas pelo SPED.

Desde que foi criado em 2007, surgiram novas oportunidades de negócios, como cursos, consultorias, fóruns, palestras e congressos.

Enfim, quando acessamos o “Sr. Google” encontramos diversas matérias e agendas com eventos em todo o Brasil onde o tema principal é o SPED.

A mídia televisiva, escrita e falada, entre outras, todos os dias também tem assuntos, matérias e entrevistas para divulgar.

Mas acreditem com tudo isto, existem profissionais da área e empresários que ainda desconhecem a complexidade e as regras do sistema SPED.

Neste momento em que a quebra de paradigma é a porta para atender as regras impostas pelo fisco, é necessário que o empresário-contribuinte, o profissional da área contábil/fiscal, e também o profissional de TI (programas, sistemas) se unam para debater e criar ferramentas eficazes para atender as regras e prazos do sistema SPED.

O empresário-contribuinte neste momento se ainda não fez, terá de investir em sistema, mas, sobretudo na mão de obra. Esta conta não pode ser paga pelo empresário-contador. Muitos enquanto figuram como empresários “desconhecem” as responsabilidades da qual estão investidos. E no dia a dia os profissionais da área contábil, além de correr para se atualizar para atender as novas regras fiscais, também tem um árduo trabalho de orientar os seus clientes. Não é fácil insistir diariamente em orientar o cliente para atender as regras estabelecidas pelo fisco. Isto demanda tempo e preparo de pessoas para não desistir na primeira e nem na segunda negativa do cliente.

O empresário contábil atua diariamente com paciência e muita dedicação. E para cumprir com as regras estabelecidas pelo fisco tem de manter ótimos relacionamentos com os profissionais de TI que atendem aos seus clientes.

Portanto, estes profissionais que atuam na área contábil/fiscal e também na área de TI que diariamente se atualizam, debatem e se reúnem, são mais do que nunca vencedores. Pois não é fácil dormir e no dia seguinte acordar com novas regras tributárias. Mudança é bom, mas quando isto se torna um hábito, gera neste contexto a chamada “insegurança jurídica”.

Mas em meio aos desafios, neste país que atrai e acolhe pessoas de várias partes do mundo, enquanto alguns desistem e fecham às portas, muitos estão encontrando no SPED oportunidade de grandes negócios.

Participar de eventos como cursos, palestras, congressos e fóruns têm sido uma grande forma de manter-se atualizado e faz uma grande diferença na sua empresa.

Profissional, esforce-se e encare o sistema SPED como uma grande oportunidade de negócios.

Texto elaborado por Jô Nascimento, em 2 de fevereiro de 2012.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!