segunda-feira, 17 de agosto de 2009

X Encontro Latino-Americano de Líderes - DORA KRAMER


Sarney cometeu 10 erros imperdoáveis
diz comentarista Dora Kramer
25 de julho de 2009



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), cometeu dez erros imperdoáveis para um líder. Da falta de visão ao erro na construção de alianças, o ex-presidente da República menosprezou as circunstâncias e corre o risco de perder o cargo, deixando seu terceiro mandato à frente do Senado pela porta dos fundos. Esta é a análise que a comentarista política Dora Kramer fez da situação de Sarney durante sua palestra no 10º Encontro Latino-Americano de Líderes, evento realizado neste sábado e domingo em São Paulo e que tem o Terra como um dos patrocinadores.
Sarney tem sofrido pressões para deixar o cargo desde que começou a ser envolvido em uma série de denúncias. Ele é acusado de contratar parentes e aliados através dos chamados atos secretos - decisões do Senado que não foram oficialmente publicadas -, além de ter indicado para o cargo o ex-diretor-geral da Casa acusado de comandar a edição desses atos, Agaciel Maia. Além disso, Sarney teria ocultado da Justiça Eleitoral uma mansão milionária em Brasília e é acusado de favorecer seu neto para negociar empréstimos consignados de servidores da Casa.


Tomando o caso Sarney como exemplo de como um líder não deve se comportar, a jornalista listou dez erros cometidos pelo político para alertar os empresários presentes ao evento:

1 - Um líder sabe a hora de pararSegundo Dora Kramer, Sarney deveria ter evitado assumir pela terceira vez a presidência do Senado, pois já havia conquistado tudo que um político poderia ambicionar no Brasil, inclusive a Presidência da República.
2 - Um líder nunca pode menosprezar os inimigosSarney teria ignorado essa regra e conquistou inimigos até mesmo na base aliada que o apoia, simplesmente baseado na ideia de que seu currículo lhe daria plenos poderes para mandar no Senado.
3 - Um líder nunca esquece as circunstânciasDora Kramer afirmou que Sarney deveria ter considerado o fato de que o Senado de hoje está conflagrado há oito anos e que não é nem sombra do Senado que ele havia chefiado em outras duas ocasiões.
4 - Um líder sabe pesar perdas e ganhosO atual presidente do Senado falhou nessa percepção, diz a comentarista, pois só pensou no lado bom de ser o chefe da Casa, sem pensar nos imensos desafios que teria, às vésperas de completar 80 anos de idade.
5 - Um líder não abusa da autoconfiançaPara Dora, Sarney pensou que desfrutaria de unanimidade no Congresso somente por sua biografia, de mais de 50 anos de vida pública.
6 - Um líder não abusa da espertezaSegundo Dora, Sarney exagerou no uso da máquina pública.
7 - Um líder não põe seu destino nas mãos de outrosPara a comentarista, Sarney deu ao colega Renan Calheiros (PMDB-AL) a oportunidade de este voltar à cena política em troca de apoio às suas manobras no Senado. Com os escândalos, cada um irá para seu lado e Sarney, por seu cargo, sairá mais chamuscado.
8 - Um líder não afronta o bom sensoDora analisa que Sarney não deveria ter aceito a presidência do Senado num momento em que seu partido, o PMDB, já chefiava a Câmara, seis ministérios e dezenas de organismos estatais de grande porte.
9 - Um líder junta pragmatismo e éticaDora argumenta que Sarney não levou em conta a segunda parte desta união.
10 - Um líder sempre prefere a intuição à ambiçãoPara a analista, Sarney sabia dos riscos de reassumir o Senado e mesmo assim deixou a ambição falar mais alto. Agora, sua biografia será prejudicada.
Para Dora Kramer, com o aumento do número de denúncias contra ele, Sarney não tem mais possibilidades de optar pela renúncia como saída honrosa, conforme poderia ter feito há algum tempo. Em sua análise, a jornalista considera que o presidente do Senado será retirado do cargo em algum momento antes do fim do mandato.

O 10º Encontro Latino-Americano de Líderes prossegue neste sábado e domingo com outros palestrantes, como o publicitário Duda Mendonça e o ex-ministro Delfim Netto, entre outros. O evento reune cerca de 600 dirigentes do comércio de nove países da América Latina, com o objetivo de trocar experiências e identificar novas lideranças empresariais. O encontro é promovido pela Confederação Latino Americana do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA PARTICIPAR DESTE CANAL, CADASTRE-SE COMO MEMBRO!