domingo, 20 de dezembro de 2009

Seis dicas para cumprir metas no próximo ano

Acontece a mesma coisa em todo fim de dezembro: as pessoas fazem muitas promessas para o ano que se aproxima. No entanto, a ideia de colocá-las em prática acaba ficando de lado com o passar dos meses.

Para evitar essa frustração e realmente conquistar algumas metas, o especialista em gestão do tempo e produtividade Christian Barbosa dá seis dicas simples. Confira-as abaixo e "que tudo se realize no ano que vai nascer"!
Siga as dicas e cumpra todas as suas metas em 2010

1)Revise o que é importante, se questionando em que atividades pode focar e quais deve descartar. Faça duas listas com as respostas (focar e descartar) por ordem de importância.
Reflita sobre os cinco primeiros itens e detalhe um plano de ação em sua agenda.

2) Organize uma agenda, onde possa centralizar todos os seus planos. Assim, não tem como se esquecer do que pretende conquistar em 2010.

3) Não tenha muitas metas. É melhor focar em poucos objetivos, sempre relevantes e viáveis.

4) Crie pontos de controle da seguinte maneira: a cada bimestre, agende uma reunião de uma hora com você mesmo com o intuito de revisar suas metas e o que deve descartar.
Isso diminui o risco de que as promessas sejam deixadas de lado.

5) Compartilhe seus objetivos com alguém de confiança, que o ajude a manter a motivação. Questione a pessoa escolhida sobre seus planos.

6) Dedique tempo a você em 2010, o que colabora na tarefa de ter energias para executar suas metas. Portanto, inclua atividades de lazer em sua rotina com uma periodicidade ao menos quinzenal.

Fonte: terra.com.br

Drible o estresse no ambiente de trabalho

Uma pesquisa da International Stress Management Association Brasil (ISMA/BR) mostra que 70% dos trabalhadores sofrem de algum nível de estresse relacionado à sua atividade profissional e, destes, 30% estão no pior nível da doença. Segundo os especialistas, a alta prevalência do problema é resultado de uma mudança profunda na configuração das empresas.

"O que vemos, atualmente, é que um único empregado desempenha as tarefas que antes eram responsabilidade de dois ou três. Ou seja, há menos gente nas organizações, mas as tarefas continuam as mesmas. Por isso, 62% dos trabalhadores reclamam de estresse por sobrecarga de trabalho", disse Ana Maria Rossi, doutora em psicologia, especializada em estresse e presidente da ISMA/BR.

O medo da demissão, os conflitos interpessoais e o desequilíbrio entre a atividade desempenhada e a gratificação recebida por ela são outros fatores capazes de deixar os trabalhadores brasileiros em um estado de tensão constante.

O grande problema é que, sem recorrer a estratégias que ajudem a minimizar o estresse, a tendência é que o mal evolua, provocando sintomas físicos e emocionais. "Os mais comuns são tensão muscular, problemas de memória, sensação contínua de cansaço, insônia, alterações de apetite, irritabilidade e emotividade excessivas", afirmou a doutora em psicologia Maria Angélica Sadir, psicoterapeuta do Centro Psicológico de Controle do Estresse. Para piorar, as sensações de angústia, ansiedade e preocupação excessivas, desencadeadas pelo estresse, também podem levar a comportamentos de risco. "As drogas, por exemplo, costumam ser muito utilizadas como válvula de escape", disse Ana Maria.

Algumas atitudes podem ajudar a melhorar o ambiente de trabalho
Daí a importância de investir, o quanto antes, em atitudes capazes de aliviar a tensão permanente. Nesse sentido, uma dica dos especialistas é adotar hábitos saudáveis no dia a dia. "Se dormimos bem, evitamos os alimentos estimulantes - como os ricos em cafeína - e praticamos atividades físicas, certamente estaremos menos vulneráveis ao problema e aos comportamentos agressivos ou completamente passivos que podem resultar dele", afirmou Rossi.

Mudança de postura
No próprio ambiente de trabalho, uma mudança de postura também pode ser muito bem-vinda. "Uma das lições mais importantes, para quem quer aprender a controlar o estresse, é ser realista em relação ao tempo e às tarefas que precisa executar. Ao perceber que não conseguiremos dar conta de determinada carga de trabalho, temos três alternativas: pedir ajuda, delegar ou simplesmente dizer 'não' e recusar mais aquela solicitação. É, antes de tudo, uma decisão individual", disse Rossi.

É claro que não é simples dizer ao seu chefe que não conseguirá entregar o relatório a tempo. Da mesma forma, não há nenhuma garantia de que o seu colega aceitará lhe ajudar, caso precise. Mas é fundamental saber se colocar, para preservar, inclusive, sua saúde física. Estabelecer limites também é uma maneira de coibir abusos futuros e de adquirir respeito no ambiente profissional.

Organize-se
Planejamento e organização também são palavras-chave no enfrentamento dos quadros de estresse. Listar todas as suas atividades e compromissos logo no início do dia, por exemplo, pode ser uma medida bastante útil. Em seguida, organize-as por ordem de importância, estabelecendo as suas prioridades. E faça o máximo para se dedicar a uma coisa por vez. Mas atenção: trabalhe com metas possíveis. Chegar ao fim do expediente sem cumprir nem metade das obrigações com as quais se comprometeu será, no mínimo, frustrante, o que pode fazer seu estresse disparar.

Pausas
Tanto no trabalho quanto em casa, permita-se fazer pequenas pausas na correria da rotina. No escritório, uma simples parada para tomar um chá olhando a paisagem na janela pode ajudar a desacelerar e, certamente, a medida não comprometerá sua produtividade.

Depois do expediente, vale buscar atividades relaxantes e que lhe deem prazer. Segundo Maria Angélica, as pessoas estão habituadas a se desconectar apenas nas férias. "Mas é preciso encontrar tempo para o lazer e para o descanso toda semana, se possível, todos os dias", disse.

Atitude positiva
Por fim, adotar uma atitude mais positiva, tolerante e confiante perante a vida é outra maneira de afastar a ameaça do estresse nocivo, que pode se manifestar até em desequilíbrios no organismo. "O mais importante para aliviar a tensão é mudar a forma de enxergar e de lidar com os problemas. Na maioria das vezes, não é a situação que nos causa estresse, é a nossa postura em relação àquele desafio que torna a realidade mais difícil. Pessoas que são muito ansiosas, críticas, que se cobram demais e que sofrem por antecipação precisarão trabalhar essas características da sua personalidade se quiserem ter uma vida mais saudável e tranquila", afirmou a psicoterapeuta Maria Angélica.

Fonte: Domingo, 20 de dezembro de 2009, 10h06 - terra.com.br

sábado, 12 de dezembro de 2009

2010 = Ano das oportunidades

Este ano tivemos alguns fatos que prejudicaram a economia de forma geral. Mas já estamos reagindo, e em 2010 podemos ter bons resultados.

Há uma boa expectativa de crescimento no setor de serviços, em especial o segmento contábil.

Porque? Porque em razão da alta carga tributária, excesso de obrigações acessórias e mudanças que impactam diretamente nas rotinas das empresas, o profissional contábil está sendo cada vez mais requisitado.

Sabemos que muitos tem tentado acompanhar às mudanças, através de constante atualização, mas temos também conhecimento que outros estão às margens das atualizações, consequentemente estes passarão por dificuldades.

Para aproveitar as oportunidades, não economize em atualização, prepare-se! A partir de 2010 os profissionais preparados, serão disputados pelas necessidades das empresas.

Atualize-se! Esteja sempre pronto para as grandes oportunidades!

Quem ama ou gosta cuida

Você já ouviu esta frase?
Pena que muitos não praticam esta premicia.

É comum ouvirmos:
- Gosto muito de você!
- Você é importante para mim ou para a empresa!
- Sentimos a sua falta!
- Fique, gostamos de você!

Mas no dia-a-dia, estas mensagens não são exteriorizadas nas ações. Por quê? Porque muitas vezes, estas frazes são ditas apenas por comodidade, mas na prática o que vemos é o contrário.

Quem gosta, ama e quer o bem, cuida de fato, não apenas nas palavras.

Isto tudo para dizer, que as nossas ações valem muito mais do que simples palavras, que muitas vezes são ditas no afã de alguma situação.

Devemos cuidar mais de quem gostamos, no dia-a-dia.

Não deixe a pessoa ir embora, para começar a colocar em prática ações que comprovem que você realmente quer o bem dela.

Hoje o que vemos é isso, seja no relacionamente pessoal ou profissional, muitos esperam a outra pessoa dizer: estou indo, não dá mais! Quando chegamos neste ponto, tudo fica mais complicado e muitas vezes isto pode ser evitado.

Não espere alguém dizer adeus ao relacionamento, cuide diariamente através de ações que demonstre o quanto a pessoa é importante para você.

Em 2010 invista mais em gentilezas, ajude mais as pessoas. Como somos espelho das situações, em contrapartida receberás a mesma retribuição. E fazer o bem só faz bem...

Gentileza e solidariedade não custa nada, portanto, não economize!

Nota Fiscal – NCM/SH – obrigatória a partir 2010

A partir de 1º. de janeiro de 2010, as empresas emitentes de Nota Fiscal Modelo 1 e 1-A e NF-e modelo 55, deverão fazer constar nestes documentos fiscais a NCM/SH – Nomenclatura Comum do Mercosul/Sistema Harmonizado no que diz respeito à informação dos produtos, conforme segue:

1 – o estabelecimento industrial e a ele equiparado, bem como às operações de importação e exportação – deve informar no documento fiscal a NCM/SH, composta por oito dígitos.

2 – para as demais operações - a empresa deverá indicar apenas o capítulo da NCM/SH que o produto está enquadrado.

Para evitar multas, se o seu cadastro de produtos não consta a NCM/SHM ou o capítulo, é necessário atualizá-lo, pois esta informação deverá constar dos documentos fiscais que serão emitidos a partir de 1º. de janeiro de 2010.


Consulte a tabela completa da NCM/SH no endereço eletrônico:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/DownloadArqTIPI.htm

Fonte: Decreto 55.001/2009.
Matéria extraída do site:http://www.grupoking.com.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Saudações - bom dia! boa tarde! boa noite!

Há quem não utilize destas frases diariamente. Mas muitos não o faz por desconhecer o seu verdadeiro significado.

Estas saudações além ser uma postura de educação e respeito ao próximo, dizer bom dia! boa tarde! e boa noite a frase é destinada primeiro ao quem está proferindo e depois ao receptor. Mas se o destinatário da mensagem não a receber de bom grado? Não tem importância, pois com certeza servirá para quem a proferiu.

Diante disso, não fique chateado quando algum deixar de responder...

Você sabia que em um ambiente de trabalho a situação á mais grave? Muitos comentam, você viu como aquela pessoa, é mal educada, mal humorada? Pois não responde e também não cumprimenta ninguém? Ai, quando a pessoa é taxada de mal educada não sabe explicar inconscientemente o motivo...mas ele é obvio.

E aquela pessoa que atende o telefone já gritando, alô!!! E a outra que transfere ligação, e não se identifica e já de imediato desliga o telefone... é parece que está faltando um pouco de gentileza no trato com as pessoas... Muitas brigas poderiam acontecer, mas como hoje temos de contar até 10.000 para sermos felizes, é assim que praticamos diariamente...

Você já viu uma pessoa que não gosta de você, mas não tira o seu nome da boca? Isso está longe de ser um ato de inteligência, como podemos perder o nosso tempo em falar de uma pessoa da qual não gostamos?

A minha frase hoje é a mesma de muitos anos, da antiga personagem política Zélia Cardoso de Melo, que tinha como apelido, Zélia Caridosa de Melo. Se bem que de caridosa ela não tinha nada, porque para ela, o povo era um detalhe. Hoje quando uso o termo o povo, é destinado aquelas pessoas que na fila de minhas prioridades não consigo se quer enxergá-la, por quê? porque não significam e também não me agregam nada. Portanto, vamos usar da nossa inteligência, dispondo do nosso precioso tempo a quem gostamos e estimamos muito...

Abraços a todos os leitores das minhas matérias...

Vamos! Continuâr a viver a nossa bela vida!

Viva 2010!!!

Profissional contábil atualizado = sucesso de sua empresa

Em 2010 saia na frente, procure um contador atualizado para atender sua empresa.

Nos últimos anos a legislação tributária passou por grandes transformações, fato este que retirou do mercado contábil muitos profissionais que não acompanharam a evolução da legislação.

Em 2010, a expectativa é de que muitos profissionais que não se atualizaram passem por grandes dificuldades. Portanto, antes de contratar um profissional pesquise, e para ficar tranquilo com as obrigações tributárias, procure empresas e profissionais contábeis atualizados.

Dicas para o ano de 2010
No próximo ano haverá um avanço na exigência da Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55, portanto fique atento ao cronograma de implantação que começa em abril de 2010 e termina em dezembro de 2010. Para evitar surpresas, consulte a Portaria CAT 162/2008, atualizada pela Portaria CAT 173/2009 (vide Protocolo 42/2009).

Antecipe-se, se você ainda não tem Certificação Digital, a adquira, este documento será exigido na emissão da NF-e modelo 55, assim como na entrega das obrigações Federais das empresas tributadas com base no Lucro Presumido.

Já comércio varejista, deve ficar atento, afinal de contas, todo estabelecimento paulista que realiza operação no varejo, com receita bruta anual superior a R$ 120.000,00 está obrigado ao uso do Emissor de Cupom Fiscal - ECF (vide artigo 252 do RICMS/00).

Ainda as empresas inscritas junto ao Estado, emitentes de Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A por sistema eletrônico de processamento de dados; ECF; e Nota Fiscal Eletrônica - NF-e modelo 55, estão obrigadas a gerar o Sintegra, conforme Portaria CAT 32/2006.

Enfim, são muitos detalhes, por esta razão é que o empresário deve procurar um bom profissional.

Desejo a todos um ótimo Natal, com muita saúde, paz, felicidade, amor e sucesso e que o ano de 2010 seja repleto muitas realizações.

E para entrar com o pé direito, você empresário saiba escolher a quem confiar sua empresa.

Vamos continuar vivendo a vida, o nosso maior bem.

Até mais!!!